domingo, 27 de março de 2011

LISTAGEM DE LIVROS

Nesse fds resolvi fazer uma listagem dos livros que eu mais gosto de trabalhar, independente da série na maioria dos anos trabalho essas histórias...
  • Um redondo pode ser quadrado? - Canini 
Ótimo para trabalhar as formas geométricas, o livro é super colorido com desenhos fáceis de serem reproduzidos pelas crianças além de ser uma história super fofa!!!



  • Margarida friorenta - Fernanda Lopes de Almeida
Esse já falei aqui mas vale a pena repetir por que sou apaixonada pela história e pelas ilustrações ótimo para trabalhar amizade cooperação e relação com os outros




  • O sanduíche da galinha Maricota - Avelino Guedes

    Na hora de trabalhar alimentação não tem pra ninguém, o livro dá conta do recado direitinho, ótimo para trabalhar os gêneros literários de receita e lista além de servir de gancho para trabalhar também os animais e o respeito com os gostos dos outros.




  • Viviana a Rainha do Pijama - Steve Webb
Na verdade esse livro é da minha lista de desejos porque ainda não pude ter um contato direto com ele mas já o indico mesmo sem te-lo pois já vi inúmeras atividades baseadas no livro, li a resenha e pelo que pude entender é possível trabalhar dia e noite e o comportamento dos animais.





  • Chapeuzinho Amarelo - Chico Buarque
Tenho uma relação de nostalgia com esse livro pois foi um dos primeiros textos que pude ler pois ele vinha fragmentado no meu livro didático da 1ª série, praticamente sabia ele decorado e 18 anos depois em um curso tive contato com o livro completo, definitivamente amor a 2ª vista rs, o livro é ótimo para trabalhar o medo nas crianças e serve de disparador para trabalhar outros tipos de sentimentos que muitas vezes nos parece abstrato demais para trabalharmos, sem contar que é Chico Buarque né além dessa edição ter ilustrações de Ziraldo, precisa falar mais alguma coisa??


  • Os Músicos de Brémen - Irmãos Grimm
Outro livro que faço questão de trabalhar todos os anos e que também ja postei aqui o
planejamento de um mês, é um báu de idéias para trabalhar vários temas desde trabalho até como lidar com nossos sonhos além do comportamento animal e música afinal nosso querido Chico Buarque fez uma adaptação da história entitulada de saltimbancos com músicas maravilhosas e super fáceis de encontrar na internet e trabalhar, as crianças adoram!!

  • A menina arco-íris - Marina Colasanti   
Tive o prazer de conhecer a Marina Colasanti em uma palestra que fui na época do Ensino Médio e um dos livros abordados na palestra foi exatamente esse, a história é muito interessante e instiga  a imaginação das crianças, muito indicado para trabalhar as cores principalmente fazendo uma ponte com as cores na natureza


  • Ana e Ana - Célia Godoy
Legal para trabalhar as diferenças principalmente se tiverem gêmeos na turma.











  • Meus Porquinhos - Audrey Wood
Excelente para trabalhar numerais e quantidades e também higiene, o livro é lindo com uma das melhores ilustrações que ja vi super atrativo e com um texto rimado.


  • Que frio! - Ronni dos Santos Oliveira
O patinho gosta da água fria: ele mergulha, bebe a água gelada e nem liga para a garoa, mas os outros patos não querem nadar no frio. Que patinho diferente! Um bom livro para trabalhar o clima e as sensações de frio e calor.

  • Clact... Clact... Clact...- Liliana Iacocca e Michele Iacocca
    Além de ser uma história super engraçada é uma ferramenta excelente para trabalhar cores e criatividade como também paciência e noção de organização além de classificação de objetos

     
Ler para as crianças é sempre bom principalmente para usar como disparador de um assunto mas além de incluir os livros no seu planejamento é interessante ler livros também só por ler como leitura a deleite estimulando os pequenos a manusear e usar os livros como lazer também!
Lógico que tenho outros inúmeros títulos preferidos que depois com o tempo vou indicando aqui no blog, até porque tenho a sorte de ter a disposição na minha escola uma maravilhosa e recheada sala de leitura que está sempre recebendo livros novos e mesmo há 4 anos na escola ainda não conheço todos os livros, porém se você não tiver a mesma sorte que eu lembre-se que a internet disponibiliza várias histórias de graça para download é só procurar com jeitinho, o que importa é não deixar de trabalhar a leitura com nossos alunos independente da idade deles...

Nenhum comentário:

Postar um comentário