domingo, 13 de novembro de 2011

Corpo e movimento

Muita gente acha que o lado psicomotor da ed infantil deve ser desenvolvido e estimulado pelo professor de ed física... nada disso, nós tias também temos por obrigação auxiliar no processo de desenvolvimento e domínio do proprio corpo dos nossos pequenos. Como fazer isso? Fácil, BRINCANDO!!!
Bolas, elásticos, cordas, barbantes,garrafas pets, lençóis e tudo mais o que você tiver a mão, o importante é colocar a turma pra se movimentar e expulsar a preguiça!!!
Nesse post vou relatar uma atividade que é novo sucesso entre a minha turma BARBANTEAR!! isso mesmo com apenas um pedaço de barbante e a disposição dos pequenos é só colocar a criatividae pra fora que a diversão começa...
Distribuidos os pedaços de barbante peça para que as crianças vão criando "casinhas" em forma de quadrado, círculo, triângulo, pequenas,grandes,tortas, uma que possa caber a criança deitada,sentada, etc...
 Testando o equilíbrio da turma, casinhas com um pé só
 A galera toda "construindo suas casinhas" com muita concentração
 "casa" em forma de quadrado

"casa" na forma do jeito que os alunos quisessem

Se não tem espaço a gente dá um jeito rs*
 "casa" em forma de coração (criação deles no momento livre)

E que tal juntarmos todos os barbantes para fazer uma casa bem grande onde toda a turma possa entrar?



As letras e os números também podem ser explorados durante a brincadeira, porém como esse foi o primeiro contato com o basbantear achei melhor não explorar esse lado, deixando essa atividade para um próximo dia afinal esse tipo de atividade não pode ser realizado somente uma vez né?
Como registro da atividade nós fizemos uma colagem linda com o barbante porém pra variar vou ficar devendo imagem da atividade pronta mas em breve posto nesse post mesmo, espero que vocês tenham curtido a atividade, depois relatem como foi BARBANTEAR com a suaturma!!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Dia e noite

Continuando o trabalho sobre medidas de tempo, resolvi trabalhar o dia e a noite com minha turma de pré 2. Usei o Livro Dia e noite da Mary França e do Eliardo França.

Dia e Noite

Não sei se gosto mais do dia.
Não sei se gosto mais da noite.
De dia eu posso brincar.
Mas, de noite eu posso sonhar.
De dia eu posso balançar.
Vou alto, bem alto, no meu balanço.
Mas, de noite, eu posso sonhar.
De dia, eu posso ler.
Mas, de noite, ah!
De noite, eu posso sonhar.
Não sei se gosto mais do dia.
Não sei se gosto mais da noite.
                                                           Mary França e Eliardo França 

A partir do texto do livro realizamos uma pesquisa na turma para sabermos quem prefere o dia ou a noite e por que?
Depois registramos a atividade em forma de gráfico.
Demonstrei para eles como acontece realmente o movimento de rotação da terra usando o globo terrestre e a lanterna.
Levei a turma para a sala de vídeo e escureci a sala colocando um cobertor nas janelas, ficou bem escuro e foi muito divertido brincar com a lanterna, depois liguei a tv no módulo vídeo somente para ser a fonte de luz e coloquei um lençol branco na frente da tv, brincamos de teatro de sombras e realizamos experiências de percepção (o tamanho da sombra que os objetos projetam próximos da parede e longe também). Os alunos questionaram sobre tudo e ficaram muito entusiasmados até mesmo aqueles que demonstraram certo medo de escuro no começo brincaram e participaram das atividades feitas.
Para registro do dia e da noite dividi a folha na diagonal um lado os alunos iam fazer o céu de dia e do outro lado o céu a noite, para a noite usei papel cartão preto, papel laminado para a colagem da lua e a técnica de desenho com gis de quadro molhado.  




Dramatizamos também o que fazemos no nosso dia, e conversamos o que passa na televisão em cada horário.
Depois separei mais duas semanas para trabalhar separadamente o DIA na 1ª e a noite na 2ª semana.
Na semana do dia trabalhei a história do personagem mitológico Ícaro e sua fixação pra chegar ao sol. (pra minha surpresa eles se identificaram muito com a história e ficavam comentando o que o ícaro poderia ter feito e etc..) para registro da história utilizei a técnica de Giz de cera derretido na vela (óbviamente com a minha supervisão e auxílio para derreter o giz né)  

Também trabalhei a música Se... interpretada pela Xuxa no XSPB 4 e pela dupla Patati Patatá.
(não achei o vídeo da xuxa nem do patati patata peguei esse no youtube só pra quem não lembra da musica)

Na 2 ª semana da noite usei a história Feliz Aniversário Lua 
Também usei a música Banho de Lua, aliás nós nos apresentamos na semana da criança com essa música e ficou lindo!!! (tia coruja) 
Também fizemos uma maravilhosa festa do pijama onde todo mundo deitou e rolou literalmente.
 Vamos brincar de dormir?
 Dia da preguiça!!
 FESTA DO PIJAMA
 TURMA DA SONECA
 CONFECCIONAMOS TAPA OLHOS QUE TAMBÉM USAMOS NA APRESENTAÇÃO DE DANÇA

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Divulgando

Hoje tive a oportunidade de conhecer a Hérica do www.criartevirtual.blogspot.com .  Já tinha tido contato com as lindezas que ela faz por causa da Rosana Andréa que é a tutora do curso Relendo o cotidiano da Ed Infantil do qual eu participo. Vale a pena conferir no blog as gracinhas de fantoches, dedoches, aventais de histórias e outras coisas muito legais.

Aliás encomendei uma amarelinha muito legal que assim que chegar e eu usar com meus pimpolhos posto por aqui pra vocês verem.
Abaixo segue algumas fotos que peguei la no blog mas vale a pena como eu já disse dar uma conferida e ver o talento da Hérica!!


Essa dos 3 porquinhos e do joão e maria são completamente destacaveis com velcro e da pra aproveitar para outras histórias!

Essa luva dos indiozinhos é muito legal, na parte de dentro vem os 10 indiozinhos e a canoa e na parte de fora é o jacaré! Os indiozinhos saem e ficam tipo almofadinhas de dedoches.


 Adorei as idéias de jogos!!