Essa semana de volta as aulas 2 ja q é quando td começa a funcionar resolvi escolher uma das minhas histórias preferidas A MARGARIDA FRIORENTA de Fernanda Lopes de Almeida , fui apresentada a esse livro em um curso oferecido pela prefeitura aqui de cabo frio e ministrado pela entusiasmante professora Rosana Andréia ano passado (2010) fiquei encantada e passei logo a usa-lo assim ele entrou na minha lista de livros que entra ano e sai ano eu trabalho com a minha turma independente da série... como o projeto do 1º trimestre da minha escola trata sobre valores a história caiu como uma luva..
O livro conta a história de uma margarida que está sentindo muito frio no jardim onde mora, e com a ajuda da borboleta azul e do simpático cachorro muleque a margarida vai tentar se esquentar no quarto da menina mais FOFA já ilustrada a Ana Maria, após muitas tentativas de tentar esquentar a pobre florzinha a menina tem uma idéia que dá certo ... lógico que eu não vou contar o fim da história alias um fim emocionante, dá pra trabalhar o amor a amizade e a importância de demonstrar esses sentimentos.
Com toda essa fofurice em forma de livro resolvi preencher a semana da minha turminha com essa história...
Segunda - Contando a história juntamente com o livro explorando as ilustrações (que por sinal são uma obra de arte a parte)
e depois as crianças desenharam a história do jeitinho deles
(clique nas imagens para ampliar)
Terça - recontando a história oralmente com a utilização de acessórios representando cada personagem
margarida- mácara de flor
borboleta - asa de borboleta
cachorro - orelha de cachorro
Ana Maria- um chapéu cor de rosa
Atividade principal - Confecção da margarida usando copo descartável e retalho de E.V. A. usando técnica de giz de cera deitado como fundo
Quarta - recontando a história com os alunos dramatizando
Jogo dado 1,2,3
material um dado feito de caixa de papelão contendo quantidades de 1 a 3 usando bolinhas (é importante que o dado só tenha as quantidades pois acredito em que na educação infantil a noção de quantidade deve ser muito bem trabalhada para que depois possamos inserir o reconhecimento do símbolo numérico uma vez reconhecida a quantidade a associação com o numeral será muito mais fácil e rápida)
Para apresentar a idéia do jogo na rodinha mesmo eu dava um comando por exemplo: Bater palma logo em seguida o dado foi jogado e conforme a quantidade que aparecia o comando era realizado pelas crianças, depois as crianças uma por vez iam fazendo o mesmo dando seus próprios comandos, foi muito divertido pois dentre os comandos inventados por eles, o que eles mais gostaram foi dar beijo e abraço foi muito interessante pois como ainda é começo do ano a turma ainda não tá tão socializada porém mesmo assim eles se abraçaram e se beijaram numa boa e eu que acabei saindo ganhando muitos beijos e abraços de todos (quer coisa mais gostosa?).
Atividade Principal - registro do jogo dado 1,2,3 e atividade "livre" alternada
ATIVIDADE LIVRE ALTERNADA
chamei por grupo de alunos (alias sempre trabalho assim enquanto um grupo de 5 crianças fazem a atividade comigo em uma mesa as outras ficam em uma atividade mais livre, nesse dia a atividade era com plaquinhas de madeira coloridas, eles inicialmente tinham que montar uma flor usando as plaquinhas e tampinhas de garrafa, eles curtiram muito e depois viram que era possivel criar novas coisas usando o mesmo material)
mas voltando a atividade, o aluno jogava o dado e conforme a quantidade do dado ele tinha que recortar círculos ja riscados em uma plca de E.V.A. (olha a coordenação motora fina chegando ai gnt rs) após o recorte eles completavam o circulo para formar uma margarida usando a pintura a dedo e ai sim era apresentado qual o simbolo numérico representa a determinada quantidade e o aluno por fim registrava com o lápis.
Quinta - dramatização com fantocches de palito de churrasco
Atividade principal - confecção de fantoches de palito usando dobraduras modelo Borboleta e cachorro
Após cada aluno confeccionar seu fantoche realizamos um quanto somos com eles trabalhando a idéia de adição e classificação conforme meninos, meninas, e letras iniciais dos alunos
Sexta - realizamos uma atividade mais voltada ao trabalho com material concreto no pátio externo da escola
com garrafas pet uma para cada aluno
para finalizar o dia toda a turma saiu com pintura no rosto, os meninos com o personagem do muleque (o cachorro da margarida friorenta) e as meninas com a borboleta que era pra ser azul mas devido ao gosto das meninas a maioria saiu rosa mesmo
com garrafas pet uma para cada aluno
para finalizar o dia toda a turma saiu com pintura no rosto, os meninos com o personagem do muleque (o cachorro da margarida friorenta) e as meninas com a borboleta que era pra ser azul mas devido ao gosto das meninas a maioria saiu rosa mesmo
Nenhum comentário:
Postar um comentário