segunda-feira, 21 de março de 2011

esquema corporal

SEGUNDA- Pra começar a semana fizemos a brincadeira do espelho, onde cada um se olhava e tinha que dizer o que estava vendo, também manuseamos o quebra - cabeça do corpo humano que tem la na escola, explorando oralmente na rodinha as partes do corpo e para que servem,
Atividade principal - colagem do uniforme da escola e complete o esquema corporal
atividade alternada - manueseio dos tabletes de madeira e tampinhas, com a confecção de esquema corporal usando os materiais mencionados.




TERÇA - pra esquentar o dia a música Boneca de lata (que eu adoro )

Cantamos a música na rodinha explorando os movimentos e os alunos também proporam novos lugares para a boneca se amassar/desamassar. Também tivemos a idéia de fazer uma boneca de lata com as latas que tínhamos na sala e junto com muito durex, papel alúminio e barbante nossa boneca virou uma marionete meio desengonçada mas tbm encantadora rs
Atividade principal: Grafismo dirigido da boneca de lata usando a técnica de colagem com papel alumínio (nem sei se essa técnica existe mas na minha sala de aula não pode faltar um rolo de papel alumínio, porque além de ser baratinho dá um efeito super legal nas criações da turma)

Atividade alternada: O interesse deles na boneca e no papel alumínio foi tão grande que nem quiseram a atividade alternada que eu tinha planejado, então enquanto alguns brincavam com a marionete, os outros tavam interessados em modelar o papel alumínio e criaram muitas coisas bem legais com a flexibilidade do papel (porém a pilha da máquina acabou e eles levaram pra casa as criações e não pude registrar :( )

Quarta - Na rodinha mesmo já fizemos uma brincadeira diferente, observando nossa boneca de lata, cada aluno foi citando o que mais gostava nela e o que menos gostava também, depois fomos cada um de nós na frente do espelho e falamos o que cada um mais gosta e menos gosta no seu próprio rosto e sempre explicando o por que, foi uma experiência nova pois pudemos observar que as vezes o que uns gostam os outros não gostam pelo mesmo motivo, e que isso é normal em todos os momentos ninguém precisa gostar das mesmas coisas não é? (e depois tem gente que tem dificuldade de trabalhar as diferenças pode?)
Atividade Principal: Auto-retrao usando as tranqueiras que a tia tem na sala, espalhamos as coisas que eu tenho mania de guardar (sim confesso que como a maioria das TIAS também tenho a síndrome de esquilo e cato tudo que é lixo rs), após tralhas identificadas começamos a garimpar o que poderia servir para fazer o nosso rosto, devido a indisponibilidade de alguns materiais para todos da turma essa atividade foi feita em dois dias até a tia recorrer ao arquivo de tranqueiras que ela mantém também em casa rs.
Depois de muita criatividade e BASTANTE cola branca rs, não é que ficaram simpáticas os retratos rs

FICHA TÉCNICA:
  • Rosto de cd velho
  • Olhos de tampinha de refrigerante
  • Nariz de retalho do retalho de EVA
  • Boca de recorte de revista
  • Cabelo de resto lã azul (usamos tinta pra pintar da cor dos nossos cabelos se não segundo um dos alunos íamos virar o bicho do Avatar rsrs rs)
  • Corpitchu pelas mãos criativas dos meus pimpolhos

Obs: as falas do que gostam e não gostam em si que os alunos fizeram eu escrevi em um cartaz e vou digitar para anexar ao auto-retrato.


Quinta - Fizemos uma rodinha ao ar livre já que o tempo melhorou e fomos para o anfiteatro que tem na nossa escola já que o sol não tava tão forte. Após cantarmos e feito nossa rotina de rodinha fizemos um clone da gente mesmo DETALHES DA ATIVIDADE NO POST A SEGUIR
Atividade Principal- Enquanto uma galera ainda fazia o auto-retrato de sucata já que a tia reabasteceu o arquivo de tranqueiras rs. Os demais fizeram um quebra-cabeça do esquema corporal, colorindo primeiro e depois cortando em 3 partes do jeito deles e em seguida montando no caderno.
*Usei as duas imagens abaixo para fazer o quebra-cabeça

Sexta- Final da semana chegando gosto de sondar os alunos o que eles mais gostarm de fazer durante a semana, e também sempre relembramos tudo o que aconteceu com isso, além de ser uma revisão geral da semana, é um dia que gosto para dedicar a exploração da criatividade da turma e sempre mexo com tinta (até porque é o dia que as mães menos reclamam de sujar o uniforme sem querer né rs), por isso mãos a obra!!
Atividade principal: as crianças separadas em dupla e ao invés de se desenhar como aconteceu nas atividades da semana toda, dessa vez cada aluno fará o amigo de dupla usando tinta e pincel e depois irá explicar seu desenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário