Mas esse mês não teve semana de folga entre os módulos e enmendou o módulo de matemática com o de linguagem e nem pude postar nada aqui
O de matemática foi M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O sou suspeita de falar por que admiro muito a Profª Marta Dias que mais uma vez arrasou ministrando o curso...
A primeira aula eu confesso que faltei devido ao cansaço e uma chuva torrencial que caiu no dia.. (lê-se desculpa esfarrapada de professora preguiçosa rs)
A segunda aula foi sobre o brincar e a utilização de jogos nas aulas de matemática...
Material :
-dado feito de caixa de papelão, com um diferencial contendo apenas as quantidades 1,2,3 se repetindo duas vezes já que o dado tem 6 lados (o meu da foto fiz com uma caixa de cafeteira e encapei com feltro pra dar um acabamento melhor, o legal é fazer o dado bem neutro PRETO/BRANCO mas eu acabei usando as cores que eu tinha)
- objetos para contagem (tampinhas, palitos, recortes de papel etc...)
Objetivo: Estimular a contagem oral e a percepção de quantidades (desculpa pelo objetivo pobre mas é basicamente para isso o jogo)
Cada criança na sua vez irá jogar o dado e pegar a quantidade de objetos que deu no dado
conforme for jogando com a turma é possivel realizar mais de uma rodada e o registro da atividade
Exemplo: para os pqeuenos da creche é necessário colar o que a criança pegou pois assim para ele será mais significativo
para os maiores é possível já registrar em forma de desenho ou de colagem
#DICA: gosto muito de incluir o jogo no meu planejamento sempre e para registrar usamos os temas que estamos trabalhando
por exemplo: quando trabalhei higiene fizemos e jogo do dado e para registrar desenhei ums cabeça de uma criança, eles fizeram com tinta o cabelo e depois conforme o resultado do dado eles iam cortar e colar a mesma quantidades de piolhos na cabeça do desenho. (eles adoraram pois deu pra linkar os resultados com os cuidados que devemos ter para não termos visitantes indesejados nas nossas cabeças, eles comentaram que quando saia o 3 era por que o desenho não limpava a cabeça, e ao contrário do que sempre acontece quando jogamos o dado eles estavam torcendo dessa vez para que só caisse 1 e não 3 como de costume eles sempre torcem.
No caso das fotos acima o tema era a história A margarida Friorenta, então após jogar o dado e ver a quantidade as crianças receberam um pedaço de E.V.A. com alguns círculos desenhados e eles deveriam separar a quantidade dada no dado, recortar e colar no caderno para serem os miolos e depois com a impressão dos dedos completar fazendo as maragaridas e só assim representar a quantidade com o símbolo numérico correspondente.
Você pode ir adaptando o jogo e dificultando conforme o nível da turma a Porfª Marta também ressaltou que assim que as crianças já tiverem pego o jeito do jogo é preciso dificultar incluindo assim outro dado 1,2,3, pois além de ter mais quantidade ao jogar os dois dados já é possível inserir a ideia de adição somando o resultado dos dois dados. Não é necessário registrar sempre o jogo deixe eles manusearem e curtir o jogo como brincadeira mesmo e depois mostrar que é possível fazer de uma simples brincadeira uma atividade
Resultado muito rápido que ajuda na contagem oral principalmente para os alunos que não sabem ainda iniciar a sequência e para começar a relacionar as quantidades ao número
Nenhum comentário:
Postar um comentário