sexta-feira, 20 de maio de 2011

Tudo limpinho...

Toda Tia sabe como é dificil manter uma sala com o chão limpinho o dia inteiro principalmente depois DAQUELA atividade de recorte e colagem não é?
Sinceramente por muito tempo fui odiada por algumas tias da limpeza por que sempre minha sala terminava o dia suja e com tudo pelo chão, mas eis que surgiu uma ideia para estimular com que a turma mantenha a sala limpinha!
TCHARAM !!!!



Já uso essa idéia há uns 3 anos e sempre dá certo, na rodinha fiz algumas perguntas sobre a lixeira, pra que serve? como é usada? e tals....
Depois é só contar uma histórinha de que a Dona Lixeira gosta de comer lixo, porém quando ela ta vazia ela fica com muita fome e fica TRISTE quando vê lixo no chão quando esse lixo poderia estar dentro dela, quando ela ta cheia e o chão limpinho ela fica FELIZ pois é sinal de que todo o lixo tá na barriga dela.

Simples assim, é só enfeitar a lixeira com carinha triste de um lado e feliz do outro só para ilustrar a história e sempre que tiver lixo pela sala é só lembrar da fome da lixeira, eles realmente ficam sensibilizados e cooperam com a limpeza sem relutar!

No fim dos dia, ou no fim do momento de arrumação da sala depois de uma atividade é legal sempre perguntar se a lixeira tá feliz ou triste e conforme o resultado da enquete colocar o lado que representa o sentimento da lixeira.

Esse vídeo também ilustra muito bem e serve como disparador da atividade, certeza de sala bem limpinha e elogios das tias da limpeza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário