terça-feira, 14 de junho de 2011

festa junina julina agostina


Não importa em que mês aconteçam oh época pra deixar nós TIAS de cabelo em pé.... correria atrás de música, agitação para os preparativos pra festa, ensaios... e a correria nas minhas escolas tbm já começou...
To na fase A PROCURA DA MÚSICA PERFEITA na escola de ed infantil é mais complicado pq tem q ser música e coreografia fáceis, e nada de coisa repetida (odeio fazer o que já fizeram antes), e ai complica afinal é o 4º ano na mesma escola e é dificl fazer o que não fizeram rs, mas a gnt vai conseguir... assim espero rs
Já para a turma do 2º ano do fundamental acho que vai ser mais fácil, afinal eles são maiores, dá pra fazer uma coreografia mais elaborada, sem contar que é a minha estréia em festas na nova escola então dá pra se empenhar e arrasar rs
Mas o post é mais voltado pela dificuldade que se tornou realizar uma festa típica junina sem as músicas tradicionais, falo isso por que pelo menos por aqui pela minha área tem muito de pai não deixar a criança dançar por que a festa é de "adoração a santo" e outras ladainhas, poxa independente da religião isso é CULTURA POPULAR, todo mundo em algum momento da vida pelo menos já bateu um pézinho ao ritmo de PULA FOGUEIRA IAIA ou SÃO JOÃO SÃO JOÃO ACENDE A FOGUEIRA DO MEU CORAÇÃO, e olha que eu nunca fui apaixonada por festa junina (tenho medo até hoje daquelas bombinhas) mas privar crianças de pelo menos conhecer a cultura de seu país é um pouco demais, não quero criar polêmica afinal religião e educação de filhos não se discute, mas acho que as festas desse período deviam ser livres de qualquer preconceito, o que importa é fazer as pintinhas no rosto, colocar o chpáeu, caprichar na chita e se DIVERTIR!!!!
Ideias de música

Com essa explosão do SERTANEJO UNIVERSITÁRIO temos uma coletânea consideravel pra explorar, até porque são músicas que estão direto na tv e nas rádios e os pequenos conhecem, é só dar uma revisada pra ver se a música não contém expressões que poderiam ser reprovadas por pais e pela escola e começar a ensaiar:
Seguindo a galerinha da minha sala essas são as preferidas
FUGIDINHA-MICHEL TELÓ
PAGA PAU- FERNANDO E SOROCABA
METEORO-LUAN SANTANA
TCHAU,TCHAU- MARIA CECÍLIA E RODOLFO
NA SOLA DA BOTA- RIO NEGRO E SOLIMÕES
PANCADÃO SERTANEJO - LATINO + ANDRÉ E ADRIANO
TO NERVOSO (TA TA TA TA) - FERNANDO E SOROCABA (alias eu comecei a escutar fernando e sorocaba por causa dos meus alunos do pré pq eles cantam isso o dia todo)

E não dá pra esquecer o forró também

FALAMANSA- DIA PERFEITO
FALAMANSA- OH CHUVA
FALAMANSA - XOTE DA ALEGRIA
FALAMANSA- 100 ANOS
FALAMANSA OU GILBERTO GIL - ESPERANDO NA JANELA
FALAMANSA- XOTE DOS MILAGRES (nem da pra perceber o quanto gosto do falamansa né rs)
RASTAPÉ- SAPATILHA 37
AVIOES DO FORRÓ- DA BEIJO QUE PASSA (os meus amam aviões do forró, essa música e da bicicletinha são as preferidas mas essa ainda tem uma mensagem mais subliminar do que a outra rs)
GILBERTO GIL, DOMINGUINHOS,LUIZ GONZAGA - XOTE DAS MENINAS
QUALQUER BANDA DE FORRÓ- MINHA MULHER NÃO DEIXA NÃO (nem preciso explicar né impregnante)
ELBA RAMALHO- EU SÓ QUERO UM XODÓ
TEM PIPOCA- ELIANA
MASTRUZ COM LEITE - MASSA DE MANDIOCA (dancei ano passado e foi lindo)
ELBA RAMALHO- BALANCÊ

Nenhum comentário:

Postar um comentário