domingo, 16 de outubro de 2011

Disparador...

Desde que me formei escuto falar em DISPARADOR de projeto, e nos últimos cursos esse termo ainda vem acompanhado pelo verbo CONTEXTUALIZAR.. mas percebo que muita gente ainda tem dificuldade em realizar atividades desse tipo... Pra ser sincera só consigo trabalhar assim, preciso de uma temática ou fundo lúdico como queiram chamar, para que as atividades possam ser feitas.
Então resolvi explicar minha linha de trabalho:

O tema normalmente surge, sugerido pela escola, como uma curiosidade da turma ou até mesmo de sua escolha pessoal. Determinado o tema o jeito é procurar material falando sobre ele, livros infantis, revistas, matérias de jornal, filme, vídeo educativo/entretenimento (xuxa,patati patata e afins), música, poesia, imagens e objetos...
É preciso linkar todas essas informações e organiza-las em um cronograma adicionando-as em seu planejamento. Após recolhidas as informações chega a parte de encaixa-las nos eixos e capacidades que devemos trabalhar segundo o currículo e planejamento anual da escola e da série na qual você vai aplicar a aula.

Para esse passo sempre recorro as minhas anotações do que quero/preciso trabalhar com a minha turma naquele período nos eixos de Linguagem Oral e Escrita e Matemática.(que infelizmente são os eixos mais cobrados pelos supervisores e direção). Porém não esqueça de listar as competências para desenvolver em Artes Visuais,Natureza e Sociedade, corpo e movimento e também Música.

Exemplo:
Queria trabalhar meios de transportes, então fiquei por volta de uns 40 minutos na sala de leitura da escola que eu trabalho procurando uns livros que falassem do tema, olhei tudo e achei somente livros óbvios demais e que muita gente tava trabalhando também, posso parecer metida mas pra ser sincera não gosto de fazer o que todo mundo faz, nada contra com os outros mas gosto do DIFERENTE, então dei de cara com uns livros enviados pelo FNDE e que eu ainda não tinha dado uma fuxicada, mexendo e remexendo dei de cara com o Livro LUCIA JA VOU INDO da autora Maria Heloisa Penteado (livro esse que foi um dos primeiros que eu li logo na alfabetização e que nunca mais esqueci), relembrando a história fiquei surpresa ao perceber que dali eu podia puxar o gancho que eu precisava para trabalhar transportes. Agarrei o livro com unhas e dentes e comecei a elaborar atividades.
Pra quem não conhece a história segue um resumo:


"Lucia é uma lesma que como toda lesma faz tudo devagar, anda devagar, pensa devagar, fala devagar, ri e chora devagarinho. Um dia ela foi convidada para uma festa e resolveu começar a se arrumar com muito tempo de antecedencia pois sempre que era convidada pra alguma coisa ela sempre chegava atrasada. Por mais que se esforçasse Lucia continuava devagar, e como imprevistos acontecem mesmo saindo adiantada Lucia tropeça numa pedra , cai pelo caminho e chega dois dias depois da festa, triste Lucia só consegue chorar, mas a Dona Libélula que era a dona da tal festa resolve então convocar todos os amigos para fazer uma festa na casa da Lúcia para que assim ela não se atrasasse, porém Lucia estava na casa da Libélula e surgiu o grande problema: Como fazer com que a Lúcia chegue a tempo de curtir sua própria festa?,
E foi ai que eu parei a história, e questionei o mesmo para os alunos, eles prontamente deram inúmeras sugestões de transportes reais e também criados pela imaginação deles, fui anotando as sugestões e depois pedi que eles registrassem em desenho. Pronto ai estava lançado o gancho para trabalhar meios de transportes. Depois foi só apresentar os meios de transporte, pedir para que eles classificassem quais eram do ar do mar e da terra, músicas, filmes, atividades envolvendo o nome dos transportes e etc...
Pude trabalhar o assunto em um mês, dividi as semanas assim:

1ª semana:
Livro:Lúcia Ja vou indo e interpretação da história,exploração dos meios de transporte, pra que servem, onde vemos, quais temos contatos, quais queremos ter contato,  nossos preferidos, aéreos, terrestres e aquaticos, manipulação de brinquedos que representam os meios de transportes.

2ª semana:Meios de transportes terrestres.Música: O ônibus (Xuxa), e também montamos um ônibus de papel ,também realizamos algumas atividades.




Também fizemos corrida de carrinho, e registramos através do desenho fixando a relação de mais e menos e quantidades aos números.

3ª semana: Trabalhamos com os  livros O TRÂNSITO NO MUNDINHO e LAURA E LÉO EM VERMELHO E VERDE, abordamos as leis de transito e as boas maneiras no transito.
 


Para fixar ainda mais o assunto trânsito, pedi que os alunos levassem suas bicicletas para dramatizarmos como devemos nos comportar no trânsito de verdade.


















 Os alunos vestidos de guarda de trânsito e munidos de apito!
 Descobrindo como funciona o sinal e explicação das regras da brincadeira
 E aproveitando as bicicletas muitos alunos tiveram a oportunidade de aprender a andar sem rodinha!!!
 E pra quem ainda nem alcança o pedal da bicicleta os amigos ajudaram carregando os que ainda não sabem andar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário