segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Dia e noite

Continuando o trabalho sobre medidas de tempo, resolvi trabalhar o dia e a noite com minha turma de pré 2. Usei o Livro Dia e noite da Mary França e do Eliardo França.

Dia e Noite

Não sei se gosto mais do dia.
Não sei se gosto mais da noite.
De dia eu posso brincar.
Mas, de noite eu posso sonhar.
De dia eu posso balançar.
Vou alto, bem alto, no meu balanço.
Mas, de noite, eu posso sonhar.
De dia, eu posso ler.
Mas, de noite, ah!
De noite, eu posso sonhar.
Não sei se gosto mais do dia.
Não sei se gosto mais da noite.
                                                           Mary França e Eliardo França 

A partir do texto do livro realizamos uma pesquisa na turma para sabermos quem prefere o dia ou a noite e por que?
Depois registramos a atividade em forma de gráfico.
Demonstrei para eles como acontece realmente o movimento de rotação da terra usando o globo terrestre e a lanterna.
Levei a turma para a sala de vídeo e escureci a sala colocando um cobertor nas janelas, ficou bem escuro e foi muito divertido brincar com a lanterna, depois liguei a tv no módulo vídeo somente para ser a fonte de luz e coloquei um lençol branco na frente da tv, brincamos de teatro de sombras e realizamos experiências de percepção (o tamanho da sombra que os objetos projetam próximos da parede e longe também). Os alunos questionaram sobre tudo e ficaram muito entusiasmados até mesmo aqueles que demonstraram certo medo de escuro no começo brincaram e participaram das atividades feitas.
Para registro do dia e da noite dividi a folha na diagonal um lado os alunos iam fazer o céu de dia e do outro lado o céu a noite, para a noite usei papel cartão preto, papel laminado para a colagem da lua e a técnica de desenho com gis de quadro molhado.  




Dramatizamos também o que fazemos no nosso dia, e conversamos o que passa na televisão em cada horário.
Depois separei mais duas semanas para trabalhar separadamente o DIA na 1ª e a noite na 2ª semana.
Na semana do dia trabalhei a história do personagem mitológico Ícaro e sua fixação pra chegar ao sol. (pra minha surpresa eles se identificaram muito com a história e ficavam comentando o que o ícaro poderia ter feito e etc..) para registro da história utilizei a técnica de Giz de cera derretido na vela (óbviamente com a minha supervisão e auxílio para derreter o giz né)  

Também trabalhei a música Se... interpretada pela Xuxa no XSPB 4 e pela dupla Patati Patatá.
(não achei o vídeo da xuxa nem do patati patata peguei esse no youtube só pra quem não lembra da musica)

Na 2 ª semana da noite usei a história Feliz Aniversário Lua 
Também usei a música Banho de Lua, aliás nós nos apresentamos na semana da criança com essa música e ficou lindo!!! (tia coruja) 
Também fizemos uma maravilhosa festa do pijama onde todo mundo deitou e rolou literalmente.
 Vamos brincar de dormir?
 Dia da preguiça!!
 FESTA DO PIJAMA
 TURMA DA SONECA
 CONFECCIONAMOS TAPA OLHOS QUE TAMBÉM USAMOS NA APRESENTAÇÃO DE DANÇA

Um comentário:

  1. Amei sua aula .Parabéns com certeza que as crianças adoraram.Bjos

    ResponderExcluir