quinta-feira, 29 de março de 2012

Continuando com as cores

Essa semana continuei trabalhando as cores, até por que minha turminha anda precisando desse estímulo pois o desenho deles ainda estão meio confusos e sem cor... (reclamação provisória de tia triste) 
Primeiramente realizamos na rodinha uma sondagem simples de reconhecimento das cores, em um papel branco coloquei 4 cores de canetinha (verde,azul,amarelo e vermelho) e fiz 4 bolinhas uma de cada cor escolhida, depois fui chamando cada criança, ela observava as canetinhas no papel e depois eu cobria seus olhos e pedia que outro aluno escondesse uma das cores, e ai o que estava com olho coberto deveria descobrir qual cor era. Fiz as bolinhas pois muitos dos meus alunos de pré 1 ainda não sabem o nome de todas as cores, e assim ficaria mais fácil para reconhecer qual cor faltava, alguns mesmo assim demonstraram dificuldade em relacionar a cor da caneta com a da bolinha feita no papel, porém a brincadeira foi muito divertida e rendeu bons momentos pois todos queriam cobrir os olhos e esconder as canetinhas!
 Depois ainda na rodinha fomos observar as cores em forma de tinta e começamos a mistura-las para ver o que ia dar!!
Os alunos ficaram muito intrigados com o resultado das misturas e até fizeram cores novas
 Também fizemos um "gráfico" com as cores que achamos mais bonitas, onde cada um escolheu sua cor e a registrou no cartaz.Como atividade fizemos uma pintura usando a cor preferida de cada um.
 Para fixar as cores trabalhamos a música da Xuxa - Um lindo arco íris do XSPB 5

 Também fizemos o arco-íris com tinta na parede de azulejo da nossa sala e depois reproduzimos o mesmo em nossos cadernos, cada um do seu jeitinho, alguns fizeram igualzinho outros preferiram inventar e fazer do seu próprio jeito, mas o resultado final ficou lindo demais




Pesquisei umas experiencias na net e achei essa aqui que pretendo fazer com os pequenos até o final da semana

Esta experiência é bem simples de ser realizada e utiliza materiais alternativos de fácil obtenção. Pode ser realizada individualmente ou em pequenos grupos.
Basicamente será realizado o mesmo que foi observado no recurso do portal.
Oriente os alunos para recortarem tiras de papel filtro (pode ser de filtro utilizado para preparar café). Na parte inferior dessas tiras (mais ou menos uns três centímetros da borda) deverão ser feitos pontos de cores diferentes (podem ser feitos com canetas de ponta porosa ou esferográfica).
As tiras de papel filtro marcadas deverão ser afixadas em uma régua (ou outro suporte) e penduradas em um recipiente como uma garrafa plástica cortada, por exemplo, com um pouco de álcool no fundo. As tiras devem tocar o álcool sem que as marcas das canetas sejam submersas.
Após alguns minutos o álcool será absorvido pelo papel de filtro e os pigmentos de cores terão sido separados.


Também quero utilizar papel celofane para observação da mistura de cores mas ainda to pensando em uma forma de fazer isso mais lúdico... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário