terça-feira, 29 de março de 2011

Música sempre é bom

Uma sala de ed. infantil sem música não é uma  sala de ed infantil né vamos combinar rs
e não só música cantando por cantar não, música é atividade e deve ter um objetivo para ser trabalhada, isso que diferencia qm trabalha só a música e quem trabalha com música.... (Confesso que acho um máximo colegas Tias que sabem tocar violão ou outro instrumento, mas como não recebi esse dom fico na minha voz esganiçada mesmo rs)
Essa semana começou um curso do http://nataliacaldonazzi.blogspot.com/ que é o centro de estudos que oferece cursos gratuitos para os professores da rede municipal da minha cidade, sou super fã doscursos de lá edesde o ano passado sempre que posso to fazendo algum até pq sempre é bom aprender coisas novas e de graça melhor  ainda  né rs
Bom segunda foi a minha primeira aula em 2010 e aprendi algumas atividades bem legais de trabalhar nesse começo de ano que trabalhamos esquema corporal  eidentidade. Como não dápra falar de tudo de uma vez escolhi duas atividades pra dividir com vcs...
A 1ª é uma musiquinha que é para ser cantada na rodinha na hora da apresentação dos crachas da chamadinha, pra variar não sei o ritmo porém vou postar a letra e vcs adaptam o ritmo que vcs achem melhor ok??? (na verdade eu canto de um jeito diferente do q a prof do curso cantou pq eu não lembro de jeito nenhum do ritmo mas o que valeéa letra mesmo rs)

Procedimentos ao cantar a música: Uma criança por vez irá mostrar seu nome no crachá  e irá falar/apontar sua letra inicial, identificada a letra começamos a cantar...
Como exemplo vou usar meu nome ok?

Música: "O Y é uma letra muito fácil de aprender
             O Y éuma letra muito fácil de aprender
             Yaoanna vocênão sabe o quanto eu gosto de você
             Yaoanna vocênão sabe o quanto eu gosto de você"

Simples e objetiva... as crianças adoraram!!!
*Dica: sempre varie o modo de cantar depois que as crianças aprenderem aletra de qualquer música, peçaque elescantem com voz grossa, voz fina, alto, sussurrando,com alíngua pra fora e etc... além de trabalhar a percepção auditiva deles e noções básicas também será uma forma das musiquinhas de sempre não caírem na mesmisse

A outra atividade chamada DANÇA  DO ESQUISITO  vc vai precisar ter um aparelho de som e um cd de músicas variadas.

Procedimento: Coloque o cd pratocar e peça para que as crianças dancem do jeito deles, logo após comece a dar comandos para que eles obedeçam em duplas.

Ex: agora procure um amigo e coloque os pé juntos um do outro e  continuem dançando sem separar os pés

os comandos vão sendo variados, por exemplo: cabeça com cabeça, bumbum com bumbum,mão com mão e o que mais a sua criatividade mandar...

Nada como animar as aulas com as gargalhadas das crianças não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário