quarta-feira, 25 de maio de 2011

ROMERO BRITO parte 1

Como já mencionei nos posts anteriores esse blog foi criado para sanar a vontade que eu tinha em mostrar pra todo mundo o maravilhoso trabalho que fiz com minha turminha de pré 1 em 2010. Mergulhamos em potes de tintas e caixas de lápis de cor para explorar as obras do M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O Romero Brito!!
A escola propos o projeto do 3º trimestre Grandes pintores nas mãos de pequenos artistas e aí cada turma escolheu um pintor brasileiro para poder explorar, todo mundo alvoroçado para a escolha e o resultado foi grande parte da escola se dividiu entre Tarsila do Amaral e Candido Portinari , nada contra esses dois artistas alias adoro as suas obras, porém eu queria algo diferente de tudo o que as outras turmas iriam apresentar, e aí surgiu na minha mente uma gravura que vi vagando por ai pela net e que por achar bonita eu havia procurado saber de quem era...
E com essa borboleta linda que acho que um dia vou tatuar falei o nome do Romero Brito como o pintor da minha turma, na verdade ninguém deu muita bola pra escolha porque na verdade ninguém nem conhecia ele...
No mesmo dia quando cheguei em casa sai pesquisando tudo sobre ele e suas obras, e desde o primeiro ENTER no Google imagens foi amor a primeira vista!!!
As cores, formas, trejeitos infantis era tudo o que eu precisava para desenvolver o grafismo da minha turma e colorir nosso trimestre.
Depois de muito Ctrl+C Ctrl+V nas imagens e muito olho aberto para não salvar imagens que não fosse do Romero (falo isso porque muitos pintores não tão famosos acabaram adotando o estilo do Romero)
Eis que eu tinha um banco de mais de 100 imagens incluindo posters, quadros, esculturas e o melhor produtos com a marca Romero Brito, pois eu também queria mostrar que obra de arte não são só quadros de museus que a gente não pode ter contato, e o Romero Brito foi um prato cheio pra isso pois o cara já ilustrou inúmeros produtos desde rótulos de bebidas, malas, acessórios de cozinha, perfume, carros e até um transatlantico!!!






E aí foi a busca atrás de tudo o que parecia com o estilo Romero Brito, consegui uma lata ilustrada do OMO que uma professora tinha na sala e quando fui pedir um durex emprestado a lata brilhou e eu "roubei" pra mim rs, também comprei caixinhas de água de coco da KERO COCO!
Sinceramente fiquei maluca e reconhecia uma obra dele de longe rs.
Com material adquirido o jeito era preparar a aula de como introduzir minha turma ao mundo mágico de Romero Brito.
O link foi o que já tava trabalhando que era a história dos músicos de bremen então ao trabalhar o gato a obra escolhida para ilustrar foi de Romero Brito POST DESSE TRABALHO 
Na semana seguinte apareceu "misteriosamente" na nossa sala uma lata diferente e colorida
(a lata q eu roubei rs), na rodinha tentamos descobrir o que tinha na lata e para nossa surpresa tinha um fantoche da Branca de Neve, contei a história normalmente e eis que uma das crianças acaba reconhecendo os desenhos na tal lata (UFA! exatamente o que eu queria rs) e aí comparamos a semelhança do desenho do GATO com os da lata, no dia seguinte a LATA MÁGICA apareceu com uma nova surpresa, muitas maçãs de tamanhos variados e um desenho de uma maçã bem familiar para os nosso olhos rs*, o resto do desenvolvimento da semana THE APPLE CLIQUE AQUI


Em breve posto o resto das semanas e os detalhes do sub-projeto que acabamos chamando de
ARTISTAS E ARTEIROS CRIANDO COM ROMERO BRITO

Nenhum comentário:

Postar um comentário