Nessa primeira semana de aula sempre é bom conquistar nossos novos filhotes com mimos variados, achei esses modelos de viseiras com as letras do alfabeto e achei uma ideia interessante para a primeira semana de aula, principalmente se forem apresentadas junto com algum jogo divertido como por exemplo caça ao tesouro onde os alunos terão que procurar somente a viseira com a letra inicial do seu nome, que estará escondida pela sala ou pátio.
DICA: Clique em cada figura para salva-la em tamanho original, depois imprima e cole-a em um papel kraft ou duplex para que a viseira fique durinha e resista a brincadeira, após o jogo peça que cada aluno pinte e enfeite a sua viseira de forma bem colorida.
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Regras de convivência
No ritmo de decoração das salas, achei essas imagens no blog
www.pri-educacaoinfantilparaserfeliz.blogspot.com para poder fixar as regras de convivência nesse período de adaptação de nossos novos pequenos, gostei desse modelo porque possui as principais regras que gosto de ter na minha sala além de não ter coisas escritas pois sinceramente pra Ed. Infantil não curto muito aquelas listas escritas para as regras. Mas nada impede que você escreva embaixo das figuras o que ficou combinado com a turma.
IMPORTANTE: sempre apresente as regras pros alunos antes de coloca-las expostas e peça ajuda deles discutindo quais regras adotar e até mesmo pedindo para eles enfeitarem as plaquinhas ou listas, é fundamental para as crianças se sentirem parte desse processo pois tudo será significativo para eles e assim será mais simples manter os combinados durante o ano.
www.pri-educacaoinfantilparaserfeliz.blogspot.com para poder fixar as regras de convivência nesse período de adaptação de nossos novos pequenos, gostei desse modelo porque possui as principais regras que gosto de ter na minha sala além de não ter coisas escritas pois sinceramente pra Ed. Infantil não curto muito aquelas listas escritas para as regras. Mas nada impede que você escreva embaixo das figuras o que ficou combinado com a turma.
IMPORTANTE: sempre apresente as regras pros alunos antes de coloca-las expostas e peça ajuda deles discutindo quais regras adotar e até mesmo pedindo para eles enfeitarem as plaquinhas ou listas, é fundamental para as crianças se sentirem parte desse processo pois tudo será significativo para eles e assim será mais simples manter os combinados durante o ano.
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Volta as aulas!!!
Lembro de quando eu era aluna e ficava ansiosa por esse momento de volta ás aulas, cadernos, lápis tudo novinho além da expectativa de conhecer a nova Tia, os novos amigos e até mesmo reencontrar com os antigos.
Desde que eu virei Tia continuo com essa ansiedade só que de um jeitinho diferente, vai chegando perto do fim das férias já começo a pensar em como vou fazer o alafabeto da sala, que cores usar na decoração, como serão meus novos pimpolhos, que histórias eu vou contar e etc...
É um nervosismo delicioso que esse ano vou poder dividir com todos que acessam o blog.
Pra começar, é muito importante construir as coisas que irão decorar a sala com a turma, porém existem algumas coisinhas que você pode ir adiantando para que os pequenos não se assustem com uma sala sem graça logo no 1º dia de aula.
Uma dessas coisinhas é o calendário que até pode ser feito parcialmente com as crianças no primeiro dia de aula, o meu é mais ou menos assim:
É legal também marcar eventos como festas, feriados ou aniversários e realizar uma contagem regressiva diária até o evento. Dependendo do nível da turma ou idade, podemos ir inserindo esses registros pouco a pouco para que seja muita informação para nossos pequenos
Pode parecer trabalhoso mais garanto que terá bastante retorno, pois os alunos irão observar diariamente tudo o que está registrado, principalmente o comportamento e as faltas, além de perceberem que existe uma continuidade e sequência temporal.
.
Desde que eu virei Tia continuo com essa ansiedade só que de um jeitinho diferente, vai chegando perto do fim das férias já começo a pensar em como vou fazer o alafabeto da sala, que cores usar na decoração, como serão meus novos pimpolhos, que histórias eu vou contar e etc...
É um nervosismo delicioso que esse ano vou poder dividir com todos que acessam o blog.
Pra começar, é muito importante construir as coisas que irão decorar a sala com a turma, porém existem algumas coisinhas que você pode ir adiantando para que os pequenos não se assustem com uma sala sem graça logo no 1º dia de aula.
Uma dessas coisinhas é o calendário que até pode ser feito parcialmente com as crianças no primeiro dia de aula, o meu é mais ou menos assim:
Risco a tabela no papel 40 kg colocando os dias porém juntamente com a turma escolhemos as cores que servirão de legenda para os dias da semana e iremos completar todos daquele mês observando e estimulando a sequência dos dias da semana e as cores escolhidas. Faço esse modelo todos os meses do ano e vou colocando de um a um assim que o novo mês inicia.
No 1º mês também gosto de eu mesma escrever o nome deles pois também serve de modelo para os que ainda não sabem escrever, depois nos outros calendários pode liberar que eles mesmos escrevam o nome no lugar reservado para isso.
As carinhas servem para marcar a presença e ao mesmo tempo registrar o comportamento do aluno no dia (na minha turma durante a rodinha inicial eu somente coloco os olhinhos de quem veio e no final da aula a gente realiza uma rodinha final para avaliarmos como foi o dia e assim decidirmos quem irá ganhar um sorriso ou uma carinha triste)
É extremamente importante que no último dia do mês seja separado um tempo maior para o calendário ser analisado por inteiro, onde iremos contabilizar o número de faltas, presenças, dias que ficamos em casa seja por causa do final de semana ou feriado, e até mesmo o número de carinhas felizes ou tristes que cada um ganhou durante o mês.É legal também marcar eventos como festas, feriados ou aniversários e realizar uma contagem regressiva diária até o evento. Dependendo do nível da turma ou idade, podemos ir inserindo esses registros pouco a pouco para que seja muita informação para nossos pequenos
Pode parecer trabalhoso mais garanto que terá bastante retorno, pois os alunos irão observar diariamente tudo o que está registrado, principalmente o comportamento e as faltas, além de perceberem que existe uma continuidade e sequência temporal.
.
sábado, 7 de janeiro de 2012
FÉRIAS
Todas nós esperamos por isso o ano todo e nessa época queremos sombra e água fresca, mas voltaremos em breve com os preparativos para a nova turminha Beijos e obrigada pelas visitas!!!
domingo, 13 de novembro de 2011
Corpo e movimento
Muita gente acha que o lado psicomotor da ed infantil deve ser desenvolvido e estimulado pelo professor de ed física... nada disso, nós tias também temos por obrigação auxiliar no processo de desenvolvimento e domínio do proprio corpo dos nossos pequenos. Como fazer isso? Fácil, BRINCANDO!!!
Bolas, elásticos, cordas, barbantes,garrafas pets, lençóis e tudo mais o que você tiver a mão, o importante é colocar a turma pra se movimentar e expulsar a preguiça!!!
Nesse post vou relatar uma atividade que é novo sucesso entre a minha turma BARBANTEAR!! isso mesmo com apenas um pedaço de barbante e a disposição dos pequenos é só colocar a criatividae pra fora que a diversão começa...
Distribuidos os pedaços de barbante peça para que as crianças vão criando "casinhas" em forma de quadrado, círculo, triângulo, pequenas,grandes,tortas, uma que possa caber a criança deitada,sentada, etc...
As letras e os números também podem ser explorados durante a brincadeira, porém como esse foi o primeiro contato com o basbantear achei melhor não explorar esse lado, deixando essa atividade para um próximo dia afinal esse tipo de atividade não pode ser realizado somente uma vez né?
Como registro da atividade nós fizemos uma colagem linda com o barbante porém pra variar vou ficar devendo imagem da atividade pronta mas em breve posto nesse post mesmo, espero que vocês tenham curtido a atividade, depois relatem como foi BARBANTEAR com a suaturma!!
Bolas, elásticos, cordas, barbantes,garrafas pets, lençóis e tudo mais o que você tiver a mão, o importante é colocar a turma pra se movimentar e expulsar a preguiça!!!
Nesse post vou relatar uma atividade que é novo sucesso entre a minha turma BARBANTEAR!! isso mesmo com apenas um pedaço de barbante e a disposição dos pequenos é só colocar a criatividae pra fora que a diversão começa...
Distribuidos os pedaços de barbante peça para que as crianças vão criando "casinhas" em forma de quadrado, círculo, triângulo, pequenas,grandes,tortas, uma que possa caber a criança deitada,sentada, etc...
Testando o equilíbrio da turma, casinhas com um pé só
A galera toda "construindo suas casinhas" com muita concentração
"casa" em forma de quadrado
"casa" na forma do jeito que os alunos quisessem
Se não tem espaço a gente dá um jeito rs*
"casa" em forma de coração (criação deles no momento livre)
E que tal juntarmos todos os barbantes para fazer uma casa bem grande onde toda a turma possa entrar?
As letras e os números também podem ser explorados durante a brincadeira, porém como esse foi o primeiro contato com o basbantear achei melhor não explorar esse lado, deixando essa atividade para um próximo dia afinal esse tipo de atividade não pode ser realizado somente uma vez né?
Como registro da atividade nós fizemos uma colagem linda com o barbante porém pra variar vou ficar devendo imagem da atividade pronta mas em breve posto nesse post mesmo, espero que vocês tenham curtido a atividade, depois relatem como foi BARBANTEAR com a suaturma!!
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Dia e noite

Dia e Noite
Não sei se gosto mais do dia.
Não sei se gosto mais da noite.
De dia eu posso brincar.
Mas, de noite eu posso sonhar.
De dia eu posso balançar.
Vou alto, bem alto, no meu balanço.
Mas, de noite, eu posso sonhar.
De dia, eu posso ler.
Mas, de noite, ah!
De noite, eu posso sonhar.
Não sei se gosto mais do dia.
Não sei se gosto mais da noite.
Mary França e Eliardo França
Depois registramos a atividade em forma de gráfico.
Demonstrei para eles como acontece realmente o movimento de rotação da terra usando o globo terrestre e a lanterna.
Levei a turma para a sala de vídeo e escureci a sala colocando um cobertor nas janelas, ficou bem escuro e foi muito divertido brincar com a lanterna, depois liguei a tv no módulo vídeo somente para ser a fonte de luz e coloquei um lençol branco na frente da tv, brincamos de teatro de sombras e realizamos experiências de percepção (o tamanho da sombra que os objetos projetam próximos da parede e longe também). Os alunos questionaram sobre tudo e ficaram muito entusiasmados até mesmo aqueles que demonstraram certo medo de escuro no começo brincaram e participaram das atividades feitas.
Para registro do dia e da noite dividi a folha na diagonal um lado os alunos iam fazer o céu de dia e do outro lado o céu a noite, para a noite usei papel cartão preto, papel laminado para a colagem da lua e a técnica de desenho com gis de quadro molhado.
Dramatizamos também o que fazemos no nosso dia, e conversamos o que passa na televisão em cada horário.
Depois separei mais duas semanas para trabalhar separadamente o DIA na 1ª e a noite na 2ª semana.
Na semana do dia trabalhei a história do personagem mitológico Ícaro e sua fixação pra chegar ao sol. (pra minha surpresa eles se identificaram muito com a história e ficavam comentando o que o ícaro poderia ter feito e etc..) para registro da história utilizei a técnica de Giz de cera derretido na vela (óbviamente com a minha supervisão e auxílio para derreter o giz né)
Também trabalhei a música Se... interpretada pela Xuxa no XSPB 4 e pela dupla Patati Patatá.
(não achei o vídeo da xuxa nem do patati patata peguei esse no youtube só pra quem não lembra da musica)
Na 2 ª semana da noite usei a história Feliz Aniversário Lua
Também usei a música Banho de Lua, aliás nós nos apresentamos na semana da criança com essa música e ficou lindo!!! (tia coruja)
Também fizemos uma maravilhosa festa do pijama onde todo mundo deitou e rolou literalmente.
Vamos brincar de dormir?
Dia da preguiça!!
FESTA DO PIJAMA
TURMA DA SONECA
CONFECCIONAMOS TAPA OLHOS QUE TAMBÉM USAMOS NA APRESENTAÇÃO DE DANÇA
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Divulgando
Hoje tive a oportunidade de conhecer a Hérica do www.criartevirtual.blogspot.com . Já tinha tido contato com as lindezas que ela faz por causa da Rosana Andréa que é a tutora do curso Relendo o cotidiano da Ed Infantil do qual eu participo. Vale a pena conferir no blog as gracinhas de fantoches, dedoches, aventais de histórias e outras coisas muito legais.
Aliás encomendei uma amarelinha muito legal que assim que chegar e eu usar com meus pimpolhos posto por aqui pra vocês verem.
Abaixo segue algumas fotos que peguei la no blog mas vale a pena como eu já disse dar uma conferida e ver o talento da Hérica!!
Aliás encomendei uma amarelinha muito legal que assim que chegar e eu usar com meus pimpolhos posto por aqui pra vocês verem.
Abaixo segue algumas fotos que peguei la no blog mas vale a pena como eu já disse dar uma conferida e ver o talento da Hérica!!
Essa dos 3 porquinhos e do joão e maria são completamente destacaveis com velcro e da pra aproveitar para outras histórias!
Essa luva dos indiozinhos é muito legal, na parte de dentro vem os 10 indiozinhos e a canoa e na parte de fora é o jacaré! Os indiozinhos saem e ficam tipo almofadinhas de dedoches.
Adorei as idéias de jogos!!
Assinar:
Postagens (Atom)