Final de trimestre e chega a hora da reunião de pais e complica mais ainda quando se trata da 1ª reunião do ano onde muitos pais ainda não tiveram a oportunidade de ir até a escola e conhecer a professora.
E nesse momento vem o que devo fazer, que mensagem colocar para abertura, o que falar na pauta e etc etc...
então rondando a internet achei essas dicas bem interessantes para organizar a reunião!
ORGANIZANDO A PRIMEIRA REUNIÃO DE PAIS
A primeira Reunião de pais do ano é seguramente o primeiro contato que se configura entre o docente e este novo grupo de pais. É a porta que se abre para construir o vínculo que manterá unido em um mesmo caminho e a um único objetivo: o desenvolvimento da criança.
O ingresso ou regresso à Educação Infantil gera sensações como: ansiedade, temor, angústia, nostalgia, culpa, despertar,preocupação, etc. Por isso, é sumamente importante que o docente elabore pautas claras e fundamente a importância e a necessidade da integração da família e a escola, não só para as crianças se adaptarem, mas, para que aconteça um sucesso nesta longa relação. Também é legal expor as fotos dos pequenos no dia a dia pois muitos pais ainda não percebem a importância da escola na vida dos pequenos e acham que eles somente brincam de massinha e jogos de montar.
ATIVIDADES PRÉVIAS:
1 - ESTUDE BEM AS CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DAS CRIANÇAS DE SUA TURMINHA E LISTE OS PONTOS MAIS IMPORTANTES;
2 - PREPARE A SALA DEIXANDO O AMBIENTE BEM AGRADÁVEL, ORGANIZADO E ACONCHEGANTE;
3 - ORGANIZE-SE EM CIMA DE UMA PAUTA, COLOCANDO OS ITENS QUE PRETENDE ABORDAR, DENTRO DAS NORMAS DA ESCOLA;
4 - SEJA CLARA E COMUNIQUE-SE COM SEGURANÇA, MOSTRANDO QUE VOCÊ DOMINA O QUE ESTÁ FALANDO;
5 - ESTABELEÇA UMA RELAÇÃO DE CONFIANÇA COM OS PAIS. AFINAL, É NECESSÁRIA A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA PARA QUE O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM SE DÊ DE FORMA COMPLETA E EFICAZ;
6 - MOSTRE-SE ABERTA A SUGESTÕES;
7 - PARA FINALIZAR, LEIA UM TEXTO OU FRASE QUE OS SENSIBILIZE E QUE ESTEJA RELACIONADO AOS OBJETIVOS DO ANO, COMO POR EXEMPLO "CONSTRUIR" UM ALUNO INDEPENDENTE.
Pra quem gosta de dinâmica sempre gosto de usar a dabala, acho direta e eficiente
Dinâmica para os pais:
Material necessário: balas com embalagens que abram dos dois lados
Entregue uma bala para cada mãe ou responsável e peça para que abram apenas com uma mão.
Você verá que elas irão conseguir, mas só depois de um bom tempo e esforço.
Faça o comparativo da dinâmica com a vida escolar: a bala é a criança, a mão que elas usaram para abrir é a professora, e a outra, a família. Se a professora fizer o trabalho todo sozinha, irá conseguir, mas demorará mais e será muito mais difícil, mas, se tiver “a outra mão” (a família), ficará mais fácil e eficiente.
Se vc não puder dar balas, substitua por um pedaço de barbante e peça para que os pais dêem um nó apenas com uma mão e faça a reflexão que a da bala.
Já quanto a mensagem gosto sempre de ler uma história trabalhada com a turma e que tenha significado desse trimentre a escolhida para as duas turmas foi a
MARGARIDA FRIORENTA adoro essa história e tem uma mensagem bem legal que serve para sensibilizar alguns pais que com a correria do dia a dia esquecem de disponibilizar um tempo para dar atenção para seus filhos.
10 passos para se sair bem na sua reunião de pais