domingo, 13 de novembro de 2011

Corpo e movimento

Muita gente acha que o lado psicomotor da ed infantil deve ser desenvolvido e estimulado pelo professor de ed física... nada disso, nós tias também temos por obrigação auxiliar no processo de desenvolvimento e domínio do proprio corpo dos nossos pequenos. Como fazer isso? Fácil, BRINCANDO!!!
Bolas, elásticos, cordas, barbantes,garrafas pets, lençóis e tudo mais o que você tiver a mão, o importante é colocar a turma pra se movimentar e expulsar a preguiça!!!
Nesse post vou relatar uma atividade que é novo sucesso entre a minha turma BARBANTEAR!! isso mesmo com apenas um pedaço de barbante e a disposição dos pequenos é só colocar a criatividae pra fora que a diversão começa...
Distribuidos os pedaços de barbante peça para que as crianças vão criando "casinhas" em forma de quadrado, círculo, triângulo, pequenas,grandes,tortas, uma que possa caber a criança deitada,sentada, etc...
 Testando o equilíbrio da turma, casinhas com um pé só
 A galera toda "construindo suas casinhas" com muita concentração
 "casa" em forma de quadrado

"casa" na forma do jeito que os alunos quisessem

Se não tem espaço a gente dá um jeito rs*
 "casa" em forma de coração (criação deles no momento livre)

E que tal juntarmos todos os barbantes para fazer uma casa bem grande onde toda a turma possa entrar?



As letras e os números também podem ser explorados durante a brincadeira, porém como esse foi o primeiro contato com o basbantear achei melhor não explorar esse lado, deixando essa atividade para um próximo dia afinal esse tipo de atividade não pode ser realizado somente uma vez né?
Como registro da atividade nós fizemos uma colagem linda com o barbante porém pra variar vou ficar devendo imagem da atividade pronta mas em breve posto nesse post mesmo, espero que vocês tenham curtido a atividade, depois relatem como foi BARBANTEAR com a suaturma!!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Dia e noite

Continuando o trabalho sobre medidas de tempo, resolvi trabalhar o dia e a noite com minha turma de pré 2. Usei o Livro Dia e noite da Mary França e do Eliardo França.

Dia e Noite

Não sei se gosto mais do dia.
Não sei se gosto mais da noite.
De dia eu posso brincar.
Mas, de noite eu posso sonhar.
De dia eu posso balançar.
Vou alto, bem alto, no meu balanço.
Mas, de noite, eu posso sonhar.
De dia, eu posso ler.
Mas, de noite, ah!
De noite, eu posso sonhar.
Não sei se gosto mais do dia.
Não sei se gosto mais da noite.
                                                           Mary França e Eliardo França 

A partir do texto do livro realizamos uma pesquisa na turma para sabermos quem prefere o dia ou a noite e por que?
Depois registramos a atividade em forma de gráfico.
Demonstrei para eles como acontece realmente o movimento de rotação da terra usando o globo terrestre e a lanterna.
Levei a turma para a sala de vídeo e escureci a sala colocando um cobertor nas janelas, ficou bem escuro e foi muito divertido brincar com a lanterna, depois liguei a tv no módulo vídeo somente para ser a fonte de luz e coloquei um lençol branco na frente da tv, brincamos de teatro de sombras e realizamos experiências de percepção (o tamanho da sombra que os objetos projetam próximos da parede e longe também). Os alunos questionaram sobre tudo e ficaram muito entusiasmados até mesmo aqueles que demonstraram certo medo de escuro no começo brincaram e participaram das atividades feitas.
Para registro do dia e da noite dividi a folha na diagonal um lado os alunos iam fazer o céu de dia e do outro lado o céu a noite, para a noite usei papel cartão preto, papel laminado para a colagem da lua e a técnica de desenho com gis de quadro molhado.  




Dramatizamos também o que fazemos no nosso dia, e conversamos o que passa na televisão em cada horário.
Depois separei mais duas semanas para trabalhar separadamente o DIA na 1ª e a noite na 2ª semana.
Na semana do dia trabalhei a história do personagem mitológico Ícaro e sua fixação pra chegar ao sol. (pra minha surpresa eles se identificaram muito com a história e ficavam comentando o que o ícaro poderia ter feito e etc..) para registro da história utilizei a técnica de Giz de cera derretido na vela (óbviamente com a minha supervisão e auxílio para derreter o giz né)  

Também trabalhei a música Se... interpretada pela Xuxa no XSPB 4 e pela dupla Patati Patatá.
(não achei o vídeo da xuxa nem do patati patata peguei esse no youtube só pra quem não lembra da musica)

Na 2 ª semana da noite usei a história Feliz Aniversário Lua 
Também usei a música Banho de Lua, aliás nós nos apresentamos na semana da criança com essa música e ficou lindo!!! (tia coruja) 
Também fizemos uma maravilhosa festa do pijama onde todo mundo deitou e rolou literalmente.
 Vamos brincar de dormir?
 Dia da preguiça!!
 FESTA DO PIJAMA
 TURMA DA SONECA
 CONFECCIONAMOS TAPA OLHOS QUE TAMBÉM USAMOS NA APRESENTAÇÃO DE DANÇA

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Divulgando

Hoje tive a oportunidade de conhecer a Hérica do www.criartevirtual.blogspot.com .  Já tinha tido contato com as lindezas que ela faz por causa da Rosana Andréa que é a tutora do curso Relendo o cotidiano da Ed Infantil do qual eu participo. Vale a pena conferir no blog as gracinhas de fantoches, dedoches, aventais de histórias e outras coisas muito legais.

Aliás encomendei uma amarelinha muito legal que assim que chegar e eu usar com meus pimpolhos posto por aqui pra vocês verem.
Abaixo segue algumas fotos que peguei la no blog mas vale a pena como eu já disse dar uma conferida e ver o talento da Hérica!!


Essa dos 3 porquinhos e do joão e maria são completamente destacaveis com velcro e da pra aproveitar para outras histórias!

Essa luva dos indiozinhos é muito legal, na parte de dentro vem os 10 indiozinhos e a canoa e na parte de fora é o jacaré! Os indiozinhos saem e ficam tipo almofadinhas de dedoches.


 Adorei as idéias de jogos!!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Atualizando...

Estou tentando ao máximo atualizar o blog, mas a correria de final de ano não deixa espaço pra colocar as coisas em dia por aqui. Mas assim que tudo acalmar deixo tudo no esquema e fresquinho por aqui.
 Por enquanto estou a volta com ciclo hidrológico para os alunos do pré 2 e arriscando em uma nova roupagem do Lúcia Já vou indo para a galerinha do 2º ano que viram aqui no blog eu falando do que fiz com os pequenos e ficaram curiosos e pediram a história para eles também, então to no ritmo de modificar atividades e adequar a faixa etária dos maiores.

Enquanto não coloco o passo a passo das atividades resolvi postar dois vídeos que foram um grande achado no "youtube nosso de cada dia" sobre o ciclo da água para os pequenos.

Medidas de tempo



Para trabalhar medidas de tempo com a minha turma resolvi continuar com a história Lucia Ja vou indo, recontei a história já conhecida pela turma, enfatizando a questão das horas de atraso e do tempo perdido pela personagem principal da história.


Depois de recontar a história levei um relógio de parede dentro do saco surpresa e ao ser revelado o objeto os alunos puderam observar de perto o relógio e levantar hipóteses de como funciona e etc...

Também confeccionamos um relógio usando papel cartãozinho e colchetes de ferro (R$1,79 a caixa com 70 unidades). Cada aluno fez o seu e colamos eles na parede da sala para sempre podermos mexer rs.


Também brincamos de HORA CERTA onde confeccionamos dois relógios grandes, onde os grupos tinham que colocar os números em ordem igual ao do relógio, e depois cada integrante sorteava uma hora marcada no relógio digital e colocar no relógio de ponteiro.

Aprofundando um pouco o assunto relacionado ao relógio, também fizemos uma pesquisa com os mais variados tipos de relógio e até confeccionamos uma ampulheta, que aliás foi o grande sucesso entre a turma.
 E pra finalizar surpresa da tia com um relógio de pulso para levar pra casa!!!
Para as atividades usei a poesia de Vinicius de Morais O relógio




Vinícius De Moraes


O Relógio

Passa, tempo, tic-tac Tic-tac, passa, hora Chega logo, tic-tac Tic-tac, e vai-te embora Passa, tempo Bem depressa Não atrasa Não demora Que já estou Muito cansado Já perdi Toda a alegria De fazer Meu tic-tac Dia e noite Noite e dia Tic-tac Tic-tac

domingo, 16 de outubro de 2011

Disparador...

Desde que me formei escuto falar em DISPARADOR de projeto, e nos últimos cursos esse termo ainda vem acompanhado pelo verbo CONTEXTUALIZAR.. mas percebo que muita gente ainda tem dificuldade em realizar atividades desse tipo... Pra ser sincera só consigo trabalhar assim, preciso de uma temática ou fundo lúdico como queiram chamar, para que as atividades possam ser feitas.
Então resolvi explicar minha linha de trabalho:

O tema normalmente surge, sugerido pela escola, como uma curiosidade da turma ou até mesmo de sua escolha pessoal. Determinado o tema o jeito é procurar material falando sobre ele, livros infantis, revistas, matérias de jornal, filme, vídeo educativo/entretenimento (xuxa,patati patata e afins), música, poesia, imagens e objetos...
É preciso linkar todas essas informações e organiza-las em um cronograma adicionando-as em seu planejamento. Após recolhidas as informações chega a parte de encaixa-las nos eixos e capacidades que devemos trabalhar segundo o currículo e planejamento anual da escola e da série na qual você vai aplicar a aula.

Para esse passo sempre recorro as minhas anotações do que quero/preciso trabalhar com a minha turma naquele período nos eixos de Linguagem Oral e Escrita e Matemática.(que infelizmente são os eixos mais cobrados pelos supervisores e direção). Porém não esqueça de listar as competências para desenvolver em Artes Visuais,Natureza e Sociedade, corpo e movimento e também Música.

Exemplo:
Queria trabalhar meios de transportes, então fiquei por volta de uns 40 minutos na sala de leitura da escola que eu trabalho procurando uns livros que falassem do tema, olhei tudo e achei somente livros óbvios demais e que muita gente tava trabalhando também, posso parecer metida mas pra ser sincera não gosto de fazer o que todo mundo faz, nada contra com os outros mas gosto do DIFERENTE, então dei de cara com uns livros enviados pelo FNDE e que eu ainda não tinha dado uma fuxicada, mexendo e remexendo dei de cara com o Livro LUCIA JA VOU INDO da autora Maria Heloisa Penteado (livro esse que foi um dos primeiros que eu li logo na alfabetização e que nunca mais esqueci), relembrando a história fiquei surpresa ao perceber que dali eu podia puxar o gancho que eu precisava para trabalhar transportes. Agarrei o livro com unhas e dentes e comecei a elaborar atividades.
Pra quem não conhece a história segue um resumo:


"Lucia é uma lesma que como toda lesma faz tudo devagar, anda devagar, pensa devagar, fala devagar, ri e chora devagarinho. Um dia ela foi convidada para uma festa e resolveu começar a se arrumar com muito tempo de antecedencia pois sempre que era convidada pra alguma coisa ela sempre chegava atrasada. Por mais que se esforçasse Lucia continuava devagar, e como imprevistos acontecem mesmo saindo adiantada Lucia tropeça numa pedra , cai pelo caminho e chega dois dias depois da festa, triste Lucia só consegue chorar, mas a Dona Libélula que era a dona da tal festa resolve então convocar todos os amigos para fazer uma festa na casa da Lúcia para que assim ela não se atrasasse, porém Lucia estava na casa da Libélula e surgiu o grande problema: Como fazer com que a Lúcia chegue a tempo de curtir sua própria festa?,
E foi ai que eu parei a história, e questionei o mesmo para os alunos, eles prontamente deram inúmeras sugestões de transportes reais e também criados pela imaginação deles, fui anotando as sugestões e depois pedi que eles registrassem em desenho. Pronto ai estava lançado o gancho para trabalhar meios de transportes. Depois foi só apresentar os meios de transporte, pedir para que eles classificassem quais eram do ar do mar e da terra, músicas, filmes, atividades envolvendo o nome dos transportes e etc...
Pude trabalhar o assunto em um mês, dividi as semanas assim:

1ª semana:
Livro:Lúcia Ja vou indo e interpretação da história,exploração dos meios de transporte, pra que servem, onde vemos, quais temos contatos, quais queremos ter contato,  nossos preferidos, aéreos, terrestres e aquaticos, manipulação de brinquedos que representam os meios de transportes.

2ª semana:Meios de transportes terrestres.Música: O ônibus (Xuxa), e também montamos um ônibus de papel ,também realizamos algumas atividades.




Também fizemos corrida de carrinho, e registramos através do desenho fixando a relação de mais e menos e quantidades aos números.

3ª semana: Trabalhamos com os  livros O TRÂNSITO NO MUNDINHO e LAURA E LÉO EM VERMELHO E VERDE, abordamos as leis de transito e as boas maneiras no transito.
 


Para fixar ainda mais o assunto trânsito, pedi que os alunos levassem suas bicicletas para dramatizarmos como devemos nos comportar no trânsito de verdade.


















 Os alunos vestidos de guarda de trânsito e munidos de apito!
 Descobrindo como funciona o sinal e explicação das regras da brincadeira
 E aproveitando as bicicletas muitos alunos tiveram a oportunidade de aprender a andar sem rodinha!!!
 E pra quem ainda nem alcança o pedal da bicicleta os amigos ajudaram carregando os que ainda não sabem andar.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Itau...

Mais uma vez o banco itaú vem com o projeto Leia para uma criança...
Ano passado foram 4 livros disponibilizados gratuitamente com o intuito de estimular a leitura dos nossos pequenos... esse ano são somente 3 livros, mas que valem muito a pena de serem lidos e relidos...
Sou suspeita para falar dos livros escolhidos pq sou apaixonada por eles e os uso sempre em minhas aulas!!!
É só se cadastrar e esperar a sua coleção sem precisar pagar nada, a ideia do projeto é repassar os livros para alguma criança depois e assim por diante...
http://www.itau.com.br/  Já estou ansiosa esperando os meus"!!!!

domingo, 18 de setembro de 2011

Voltamos com a corda toda

Até que enfim já estou com internet em casa com o computador ok e cheia de vontade de postar muitas novidades aqui!
Fiquei muito feliz ao ver que mesmo com praticamente um mês parado o IDEIA DA TIA obteve ainda mais visitas. É muito bom poder compartilhar os momentos das minhas turmas com outras tias e com isso também trocar idéias e opiniões.

Muito Obrigada a todas as tias que como eu são comprometidas em realizar aulas divertidas,diferentes e significativas para nossos pimpolhos!!!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Em OFF... provisóriamente

Correria pra variar é a minha palavra do mês, finalizando o projeto da escola, ensaiando as crianças para a apresentação da culminancia e pra melhorar tudo... me mudei de casa e por enquanto nada de internet e pra variar minha mais nova camera digital quebrou ... (azarada ou descuidada eu???)


 Por isso vou ficar devendo alguns posts de atualização mas creio que em breve tudo volta ao normal e o IDEIA DA TIA voltará repleto de novas ideias
Beijos Beijinhos e Beijocas !!!




terça-feira, 9 de agosto de 2011

Atividade sobre as plantas introdução 2º ano

Para começar o segundo semestre escolhi o tema das plantas, com isso para começar com o pé direito usei como disparador a história COCÔ DE PASSARINHO da Eva Furnari
A história fala sobre uma cidade pequena de seis habitantes que tinha apenas uma arvore onde os habitantes se reuniam e tinham suas conversas chatas porém eles tinham um grande problema, muitos passarinhos também se reuniam na tal árvore e acabavam fazendo cocô na cabeça das pessoas ... o que fazer???

Contei a história até essa parte e parei pedindo que os alunos dessem  sugestões para resolver o tal problema, as opiniões foram as mais diversas desde mudar de cidade, plantar novas arvores e até matar os coitados dos passarinhos...
Após o confronto de ideias continuei a história, onde a solução encontrada pela autora foi a de que os habitantes colocassem chapéus para se protegerem, porém um dia os passarinhos comeram sementes de um vendedor de flores que havia passado rapidamente pela cidadezinha, o tempo passou e plantas começaram a brotar e com isso a vida dos moradores mudou completamente...

As crianças adoraram a história e fizeram muitas perguntas sobre como as plantas nascem

Atividades:

Como atividade de artes, fizemos a releitura da pintura do artista Gustav Klimt




Usamos, canudinhos de jornal, retalhos de tecido, folhas secas e muita criatividade rs


Também realizamos a Festa do Chapéu, cada aluno levou seu chapéu e realizamos brincadeiras diversas usando os acessórios, foi um dia muito divertido!!

Escravos de Jó com os chapéus rs

Os alunos tiveram que apresentar seu chapéu dando um nome criativo a ele...

cada um com seu estilo rs


Também fizemos a dobradura do chapéu e cada um enfeitou do seu jeito


Os vencedores do consurso do maior chapéu, o mais original e o mais criativo!!

Também confeccionamos os cabeludos de alpiste em nossa sala cuidando diariamente deles